TIM MAIA

Nesta edição dos Mega Ritmos, uma homenagem a um dos maiores cantores que o país já teve. Tim Maia foi um dos principais responsáveis em introduzir o estilo soul na MPB. No começo de sua carreira, teve parcerias com Roberto Carlos, Eduardo Araújo e Elis Regina. Seu primeiro disco solo foi gravado em 1970, e ao longo desta década, uma de suas parcerias mais marcantes foi com a Banda Black Rio, com o sucesso Sossego.

Em 1975, deu início a sua fase Racional, com músicas influenciadas pela doutrina Cultura Racional, da qual participava da época, além de um forte toque do funk e soul americanos. Voltando às suas raízes, Tim gravou inúmeros sucessos. O artista lançou 32 discos em 28 anos de carreira, e veio a falecer em 15 de Março de 1998.

"O Descobridor dos Sete Mares" é um funk típico de Tim, com uma introdução marcante em naipe de metais. Com a qualidade profissional de som dos arranjadores Roland, foi possível criar com perfeição tanto a introdução quanto a levada "funk" da música.

"Gostava Tanto de Você" também é marcada pela introdução de metais, num ritmo que pode ser considerado um Samba Rock. A guitarra que marca o ritmo traz detalhes das palhetadas e das cordas soltas.

"Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)" tem como principal marca o desenho de cordas ao longo da música. Com o GW-8 e PRELUDE foi possível reproduzir tanto as cordas quanto as respostas de metais. Como os dois teclados possuem 128 vozes de polifonia, o tecladista poderá tocar livremente a mão direita sem se preocupar em ter notas do ritmo omitidas.

O Hit "Do Leme Ao Pontal" traz todo o funk tradicional de Tim, com metais, percussão e uma guitarra funk levando o ritmo.

A parceria com a cantora Gal Costa rendeu um dos maiores sucessos do cantor. "Um Dia de Domingo" é uma linda balada, marcada por piano elétrico e pads. Estão disponíveis dois Mega Ritmos dessa música, um trazendo o arranjo clássico, e outro baseado nos arranjos atuais de pop e hip hop.


 Roland MEGA RITMOS